NOSSA HISTÓRIA

O Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo – Sinquisp – com sede na capital paulista, “é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal do grupo profissional dos químicos, químicos industriais, engenheiros químicos, bacharéis em química, técnicos químicos e de todos os profissionais da área química, devidamente registrados no Conselho Regional de Química, com base territorial em todo o Estado de São Paulo”, conforme consta em seu Estatuto Social, de 2002.


Fundadores do “Syndicato Chimico”



Entretanto, a história do Sinquisp teve início em 1931, quando um grupo de profissionais, liderados por Martinho B. Frontini, organizou o "Syndicato Chimico" para representar os trabalhadores da cidade de São Paulo.

Durante muitos anos o Edifício Martinelli, localizado no Centro da capital paulista, foi a sede da entidade. Mais tarde, mudou-se para o Largo São Francisco e, em 1983, para a atual sede própria, na Alameda Santos.

Oficialmente a entidade foi registrada em março de 1942, como Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais, Químicos Industriais Agrícolas e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo.

Com a alteração de seu Estatuto Social, em 1992, passou a representar também os Técnicos Químicos. Entretanto, apenas em 1998 o Ministério do Trabalho reconheceu o Sindicato como único representante destes profissionais.

Home
Institucional
Benefícios
Associe-se
Assembleias
Eventos
Contato